Credistar é um website da propriedade da Best Prime Solutions, Lda., matriculada na conservatória do registo Comercial de Lisboa sob o nº 6555/2008 com o nº Fiscal 508496942. A Best Prime Solutions, Lda Não é um Intermediário de crédito. Não é uma Instituição Financeira. Não é um Banco. Fornecemos os pedidos de crédito recebidos através deste website que posteriormente são enviados a intermediários de crédito registados no Banco de Portugal que mais se adequa ao seu perfil. Sendo o crédito, eventualmente concedido por Instituições legalmente habilitadas para o efeito.
Vai comprar uma casa? Saiba quais os documentos a apresentar

Cada vez mais comprar uma casa é um processo simplificado pelo banco, embora a burocracia inerente a essa aquisição ainda seja um pouco elevada (devido aos riscos envolvidos para as entidades bancárias).
Assim sendo, se está a ponderar adquirir uma casa, saiba que existem vários documentos que necessita entregar, e que muitas vezes pode ser um processo demorado.
O Crédito Valor Ok, vai explicar-lhe tudo o que necessita saber sobre este tema, para que possa começar já a preparar-se para comprar a sua casa.
Como comprar uma casa em 9 passos
Comprar uma casa não é um processo simples, no entanto saiba os 9 passos em que tem de se focar para que tudo corra bem.
1 – Defina o seu orçamento
Este é o primeiro passo que deve ter em conta, antes mesmo de comprar qualquer imóvel com que ande a sonhar. Assim sendo, precisa ter em conta o seguinte:
· Montante a desembolsa no ato de assinatura do contrato de promessa de compra e venda (ou vulgo sinal);
· Custo do registo, notário, IMT e Imposto de Selo;
· Valor que terá de solicitar ao banco para financiamento;
· Montante máximo de prestação mensal que quer liquidar;
· Custos dos seguros obrigatórios (seguro de vida e multirriscos);
· Outras despesas associadas à compra de uma casa – móveis, decoração, eletrodomésticos…
2 – Escolha da zona
Depois de ter todos os orçamentos definidos, deve escolher a zona onde pretende comprar casa.
Nesta altura existem alguns aspetos que deve ter em conta como é o caso de: acessos, imediações, equipamentos sociais (escolas, jardins, farmácias, hospitais…).
3 – Comparar os preços
Deve comparar os preços dos vários imóveis que se enquadram nos valores máximos que está disposto a pagar pela sua nova casa. É importante ter em conta que neste ponto, a ajuda de uma imobiliária pode ser bastante importante (pois existem ótimas casas que ainda não foram colocadas para venda oficialmente)
4 – Analisar as casas
É importante que vá visitar todas as casas em que está interessado, devendo fazê-lo durante o dia, de forma a avaliar as mais diversas características das mesmas, assim como o seu estado geral de conservação e iluminação natural.
Verifique também todas as dimensões das divisões, de forma a poder começar a estudar o que poderá fazer como elas (como tamanho das camas, tipos de móveis, disposição dos mesmos…).
Tenha também atenção a várias questões essenciais como o tipo de pavimento, portas, janelas, azulejos, tomadas, interruptores, estendal, tipos de fechadura, pintura das paredes…
5 – Fazer a oferta
Depois de analisar todas as casas, está na altura de apresentar uma oferta de compra para aquela que mais lhe interessou.
É importante ter em conta, que nem sempre a oferta inicial é aceite, podendo por vezes ser necessário negociar com o vendedor. Neste ponto, a ajuda de uma empresa imobiliária poderá ser também bastante interessante.
6 – Promessa de compra e venda
Depois da sua oferta ser aceite, será elaborado um Contrato que exprime a vontades de ambas as partes (Comprador e Vendedor) e onde são definidos os termos acordados no passo anterior, nomeadamente:
a) Valor da Compra
b) Valor do Sinal
c) Prazo para a Escritura
d) Local da Escritura
e) Outras condições definidas
É também neste momento em que o sinal é pago, ficando o mesmo na posse do vendedor.
7 – Formalizar o financiamento
Neste momento já está pronto para recorrer ao financiamento, sendo por isso a altura e que todos os documentos são entregues ao banco, de forma a que haja a aprovação do seu financiamento.
8 - Escritura de Compra e Venda
É neste momento que as partes irão ao Notário ou serviço Casa Pronta a fim de assinarem a escritura de Compra e Venda e é aqui que o Vendedor recebe a totalidade do valor do negócio e claro o Comprador o acesso às chaves da sua nova casa!
9 - Registos finais e Isenção de IMI
Após a escritura é necessário averbar a escritura junto do Serviço de Finanças e da Conservatória do Registo Predial. Nos casos de compra de Habitação Própria Permanente, é neste momento que se pede isenção do IMI e o processo fica concluído.
Como vê o processo para comprar uma casa é ainda um pouco demorado e incluí diversas questões que deve analisar de forma consciente.
Vai comprar uma casa? Saiba tudo o que precisa
Em primeiro lugar é importante ter em conta que os documentos que iremos indicar-lhe são solicitados pela grande maioria dos bancos ou entidades financeiras, no entanto, pontualmente podem também ser solicitados diversos documentos acessórios.
Assim sendo, a documentação para comprar uma casa que tem de começar já a reunir é:
· Documento de identificação válido;
· Cartão de contribuinte;
· Fotocópia dos 3 últimos recibos de vencimento;
· Fotocópia dos extratos bancários (últimos 3 ou 6 meses);
· Fotocópia da última declaração de IRS e Nota de Liquidação;
· Declaração da entidade patronal a comprovar vínculo contratual e antiguidade na empresa;
· Fotocópia Certidão de Teor.
· Caderneta Predial.
· Licença de Utilização.
É importante salientar que todos estes documentos devem ser entregues pelos titulares e pelos fiadores.
Agora que já sabe 9 passos para comprar uma casa, assim como a documentação que irá necessitar, está na altura de começar a ponderar seriamente esta opção em detrimento do arrendamento.
Se precisar de alguma ajuda na obtenção do seu financiamento, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição para qualquer apoio ou esclarecimento.