Credistar é um website da propriedade da Best Prime Solutions, Lda., matriculada na conservatória do registo Comercial de Lisboa sob o nº 6555/2008 com o nº Fiscal 508496942. A Best Prime Solutions, Lda Não é um Intermediário de crédito. Não é uma Instituição Financeira. Não é um Banco. Fornecemos os pedidos de crédito recebidos através deste website que posteriormente são enviados a intermediários de crédito registados no Banco de Portugal que mais se adequa ao seu perfil. Sendo o crédito, eventualmente concedido por Instituições legalmente habilitadas para o efeito.
Como preencher a declaração amigável em caso de acidente

Por muito bons condutores que sejamos, nenhum de nós está livre de ter de preencher a declaração amigável em caso de acidente.
No entanto, em muitos casos, os condutores menos experientes ou aqueles que nunca tiveram na sua vida nenhum acidente de carro, não sabem como é que o seu preenchimento se processa.
De forma a facilitar a sua vida, hoje iremos explicar-lhe os 15 passos para o correto preenchimento da declaração amigável, para que possa fazê-lo sem qualquer problema.
Salientamos desde já, que as seguradoras, já permitem o seu preenchimento online, através de uma aplicação - e-Segurnet. A mesma foi desenvolvida pela Associação Portuguesa de Seguradores e TODAS as seguradoras aceitam a participação de acidente feita através da app.
Preencher a declaração amigável em papel em 15 passos
Hoje iremos explicar-lhe como se preenche a declaração em formato papel. Veja de seguida.
1 – Data do Acidente
Deve indicar o dia e a hora em que o acidente ocorreu.
2 – Localização
Indique o país e a localidade da ocorrência. Este preenchimento deve ser realizado de forma detalhada, pois em caso de inexatidão pode influenciar a atribuição de responsabilidades pelo acidente.
3 – Feridos
Mesmo que apenas sejam feridos ligeiros, deve indicar se existe alguém que tenha ficado ferido devido ao acidente.
4 – Danos materiais
Deve indicar todos os objetos que tenham sido alvo de danos (desde o carro até telefones se for o caso). É importante que indique quem são os proprietários em caso de dano, dos respetivos objetos.
5 – Testemunhas
Indique todos os nomes, moradas, contactos e informações relevantes sobre todas as testemunhas, isto no caso de as mesmas existirem.
Este preenchimento é importante, pois por vezes é necessário contactá-las de forma a apurar as responsabilidades sobre o incidente.
No caso de não haver testemunhas, escreva “sem testemunhas”.
6 – Segurado/tomador do seguro
Indique qual o segurado ou tomador do seguro (pode ver o número no documento do seguro) e quais os respetivos contactos (morada, telefone, email e contribuinte).
7 – Veículo
Indique todos os dados dos veículos sinistrados (marca/modelo, nº de matrícula e país de matrícula), assim como do reboque, no caso de ter sido necessário.
8 – Companhia de seguros
É indispensável que preencha este ponto, indicando o nome da seguradora, o número da apólice da carta verde, a validade, e respetivos contactos da agência, representante ou corretor.
Indique também se os danos materiais estão ou não cobertos pela apólice.
9 – Condutor
É necessário, para além do nome e morada, o número da carta de condução de forma a poder-se verificar a habilitação à condução do tipo de veículo. Indique um telefone ou e-mail para contacto durante o dia, em caso de necessidade.
10 – Ponto de embate inicial
É fundamental a indicação do ponto de embate inicial, pois os danos apresentados após a imobilização do veículo podem não ser conclusivos para apuramento da responsabilidade. É importante que este preenchimento seja realizado da forma mais explicita possível.
11 - Danos Visíveis
Assinalar os danos atribuíveis ao sinistro, já que os veículos poderão ter outros danos não provocados pelo acidente que motivou o preenchimento desta declaração amigável.
12 – Circunstâncias
Devem ser assinalados todos os quadros aplicáveis à descrição do acidente (1 a 17), mediante a sua necessidade.
13 - Esquema do Acidente
Deve desenhar de forma a que, complementado pelas circunstâncias permita concluir como aconteceu o acidente e definir responsabilidades. Devem constar alguns elementos essenciais tais como:
· Veículos intervenientes e danificados
· Outros objectos danificados
· Sentido da marcha dos veículos
· Largura dos veículos
· Largura da via
· Traços contínuos ou tracejados/descontínuos
· Sinalização existente
· Metros de travagem
· Local exato onde se deu o acidente
· Local onde o(s) veículo(s) ficou(ficaram) imobilizado(s)
14 – Observações
Qualquer indicação que considerar pertinente.
15 - Assinatura dos condutores
Devem ser as que constam do seu Cartão de Cidadão e deverão corresponder igualmente à que consta das propostas de seguro/alteração, se for o Tomador ou Segurado.
No verso da declaração amigável, deve preencher a forma mais completa e precisa possível, dando especial atenção ao campo nº 3 descrição pormenorizada do acidente e nº 9 feridos.
É indispensável a assinatura do Tomador que deverá corresponder à que consta da proposta de seguro/alteração.
Agora que já sabe como pode facilmente preencher a declaração amigável em papel, no caso de acidente (esperamos que nada aconteça), já sabe como proceder.