Exemplo representativo – Crédito Consolidado: para um financiamento de 15.000 €, com a TAEG de 15,9% e TAN de 13,55%, o prazo de reembolso é de 84 meses ao que corresponde uma mensalidade fixa de 283,42 €. Montante total imputado ao consumidor: 24.071,28 € dos quais 15.000,00 € reembolsam o capital concedido e 9.071,28 € respeitam ao custo total do crédito. Crédito sujeito a aprovação de Instituições Bancárias e Financeiras a operar legalmente em Portugal (ver lista).
Exemplo representativo: Crédito Pessoal: para um financiamento de 8.000 €, com a TAEG de 11,4% e TAN de 9,90%, o prazo de reembolso é de 84 meses ao que corresponde uma mensalidade fixa de 134,04 €. MTIC: 11.400,16 €. Crédito sujeito a aprovação de Instituições Bancárias e Financeiras a operar legalmente em Portugal (ver lista).
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Trabalha em casa? Saiba como não se distrair

O home office está cada vez mais na moda, e por isso são cada vez mais as pessoas que por diversos motivos optam por trabalhar em casa.
No entanto, quem faz vida a trabalhar remotamente, pode eventualmente ter alguns problemas de concentração uma vez que são inúmeras as distrações a que está sujeito (televisão, telefone, campainha, cozinha, comida, facebook…).
Se trabalha em casa e não sabe como fazer para rentabilizar o seu tempo sem qualquer distração, não se preocupe, iremos dar-lhe 9 dicas para o conseguir.
9 dicas para trabalhar em casa sem se distrair
Antes de tudo, trabalhar em casa tem diversas vantagens como diminuição de custos (passe de transportes públicos, gasolina, portagens, almoço…), permite a produtividade por tarefas e possibilita uma maior qualidade de vida e flexibilização dos horários.
No entanto, é muito importante que tenha em conta que trabalhar a partir de casa, requer também da sua parte um enorme empenho, organização, disciplina e trabalho árduo (principalmente se esta forma de trabalhar a sua única fonte de rendimento).
Posto esta questão, conheça as 9 dicas para conseguir não se distrair e aumentar a sua produtividade diária.
1 – Defina o local onde vai trabalhar
Lá porque se encontra a trabalhar em casa, não quer dizer que possa trabalhar em qualquer local. Deve estipular o sitio onde vai trabalhar (pode ser um pequeno escritório, cozinha, sala…) e ter sempre todos os materiais necessários para não precise de se levantar para ir a qualquer local buscar material que tem em falta (o que acaba por ser meio caminho andado para se distrair pelo caminho).
Um conselho que lhe podemos dar, é que evite ao máximo montar um escritório no seu quarto, uma vez que deve separar a vida pessoal da profissional.
2 – Crie rotinas
Se quer trabalhar e ser produtivo, vai ter de saber qual a hora em que é mais simples para si trabalhar. No entanto, independentemente de preferir trabalhar de dia ou de noite, o importante é que crie rotinas de trabalho.
Acredite que trabalhar em casa pode não ser tão simples como inicialmente possa parecer. A tendência de ficar na cama, ir passear, ver televisão ou fazer outras tarefas domésticas pode ser complicada de gerir.
3 – Defina prioridades
Pode ser através de uma agenda física, do calendário de Outlook, de uma folha excel ou até mesmo através de uma aplicação, no entanto a definição de prioridades é algo de extrema importância.
Se tem que gerir 5 entregas diferentes de trabalhados para os seus clientes, saiba definir os prazos de entrega para cada um, e comece sempre pelas tarefas de maior importância ou cujo volume de trabalho seja superior.
4 – Tenha cuidado com o que come
A alimentação é um dos principais fatores que deve ter cuidado quando se encontra a trabalhar em casa. É muito comum não dar pelas horas passarem ou estar sempre a ir à cozinha para comer qualquer coisa.
É importante que defina um horário para comer e que tenha sempre perto de si uma garrafa de água para ir bebendo ao longo do dia (deve beber aproximadamente 1,5 litros de água por dia).
5 – Organize a semana
Se organizar as tarefas é de extrema importância, conseguir organizar a sua semana é também algo que deve fazer para não se distrair enquanto trabalha.
Assim sendo, consegue sabe com antecedência quais os trabalhos que tem para entregar e quais os timings.
Imagine que na segunda feira tem 3 trabalhos diferentes para entregar e na terça apenas tem um. Se calhar se na segunda conseguir entregar tudo cedo, pode adiantar o de terça feira e aproveitar esse dia de folga.
6 – Cuidado com o excesso de trabalho
É importante que quando começa a trabalhar em casa consiga ter uma noção do que é que consegue ou não entregar diariamente.
Assim sendo, é importante que não aceite mais trabalho do que aquilo que consegue efetivamente fazer. O excesso de trabalho é uma das situações que a médio/longo prazo vão fazer com que desista do seu sonho.
7 – Escolha uma cadeira acertada
Um dos principais fatores que influencia a produtividade é a cadeira em que está sentado. Se estiver num banco ou no sofá, ao final de pouco tempo já vai estar a trocar de posição e a mexer-se de um lado para o outro.
Assim sendo, de forma a não se distrair e a manter a sua saúde em ótimo estado, a escolha de uma cadeira ergonómica é de extrema importância (principalmente se tiver problemas de coluna).
8 – Arrume a sua mesa de trabalho
Pode parecer estranho, mas com o decorrer da semana normal de trabalho a mesa tem tendência a ficar cheia de papeis e algum lixo que se vai acumulando.
Desta forma, é importante que pelo menos à sexta feira opte por limpar e organizar todos os documentos para que na segunda quando regressar ao trabalho esteja tudo pronto para trabalhar arduamente.
9 – Utilize o método pomodoro
Se quer organizar melhor o seu tempo nada melhor do que utilizar a técnica de pomodoro que incentiva ao foco de uma atividade por blocos de 25 minutos.
Ou seja, durante 25 minutos vai focar-se apenas numa única tarefa e ao final desse tempo pára, de forma a poder descansar por aproximadamente 5 minutos.
Desta forma, vai ser mais simples estar concentrado por curtos períodos de tempo, aumentando a sua produtividade.
Agora que já sabe 9 táticas para ser produtivo enquanto trabalha em casa, não existe nenhum motivo para não conseguir levar a sua produtividade ao extremo durante o período de trabalho.
Se utiliza mais alguma técnica que não tenhamos falado, não hesite em compartilhar connosco o seu comentário.