Exemplo representativo – Crédito Consolidado: para um financiamento de 15.000 €, com a TAEG de 15,9% e TAN de 13,55%, o prazo de reembolso é de 84 meses ao que corresponde uma mensalidade fixa de 283,42 €. Montante total imputado ao consumidor: 24.071,28 € dos quais 15.000,00 € reembolsam o capital concedido e 9.071,28 € respeitam ao custo total do crédito. Crédito sujeito a aprovação de Instituições Bancárias e Financeiras a operar legalmente em Portugal (ver lista).
Exemplo representativo: Crédito Pessoal: para um financiamento de 8.000 €, com a TAEG de 11,4% e TAN de 9,90%, o prazo de reembolso é de 84 meses ao que corresponde uma mensalidade fixa de 134,04 €. MTIC: 11.400,16 €. Crédito sujeito a aprovação de Instituições Bancárias e Financeiras a operar legalmente em Portugal (ver lista).
Credistar é um website da propriedade da Best Prime Solutions, Lda., matriculada na conservatória do registo Comercial de Lisboa sob o nº 6555/2008 com o nº Fiscal 508496942. A Best Prime Solutions, Lda Não é um Intermediário de crédito. Não é uma Instituição Financeira. Não é um Banco. Fornecemos os pedidos de crédito recebidos através deste website que posteriormente são enviados a intermediários de crédito registados no Banco de Portugal que mais se adequa ao seu perfil. Sendo o crédito, eventualmente concedido por Instituições legalmente habilitadas para o efeito.
10 dúvidas frequentes sobre os cartões de crédito

São poucas as pessoas que não têm pelo menos um cartão de crédito na carteira ou guardado em casa para as necessidades. No entanto, a maior parte das pessoas nem sabe ao certo como é que um cartão de crédito funciona.
Assim sendo, o Linha Valor apresenta-lhe hoje as respostas para as principais dúvidas que são colocadas sobre os cartões de crédito. Fique a saber tudo sobre os mesmos.
As 10 dúvidas mais frequentes sobre cartões de crédito
Desengane-se se acha que os cartões de crédito são simples cartões que servem para pagar algo quando não tem dinheiro disponível para esse mesmo pagamento. Esclareça todas as suas dúvidas de seguida.
1 – Quanto tempo demora até o meu cartão de crédito ser aprovado?
Pois bem, na verdade isso vai depender da entidade a quem solicitou o cartão de crédito. Se for a um banco o prazo será superior pois a analise será feita de forma muito mais abrangente. Se optar por solicitar a uma entidade financeira o prazo pode ser bastante mais curto, pois a burocracia envolvida é bastante menor. Os prazos de aprovação demoram por norma entre 24 e 72 horas.
2 – Quais os requisitos necessários para obter um cartão de crédito?
Existem alguns requisitos que são universais a todos os bancos e entidades financeiras e que necessita de cumprir para poder ter um ou vários cartões de crédito. As principais condições são:
· Ter mais de 18 anos;
· Ser residente em Portugal;
· Ter um emprego estável;
· Cumprir os requisitos mínimos salariais para a atribuição de um cartão (os mesmos variam de acordo com a tipologia do mesmo).
Como é óbvio, as entidades podem depois ter alguns pressupostos extra, devendo por isso ver sempre no site do banco ou da entidade a quem pretende solicitar o mesmo.
3 – O que é que pode ser cobrado no meu cartão de crédito?
Existem 4 situações que o banco irá cobrar valores. Sendo as mesmas:
· Anuidade;
· Emissão de 2ª via do cartão;
· Taxas de juro;
· Pedido de avaliação urgente do limite do cartão.
Assim sendo, tenha muito cuidado na utilização do mesmo, para não ter de pagar mais do que aquilo que é estritamente necessário.
4 – Como escolher os melhores cartões de crédito
Existem diversos compradores de cartões de crédito que pode utilizar para fazer uma pesquisa bastante mais simples e rápida, podendo aplicar às mesmas os filtros de utilização adequados às suas necessidades.
No entanto, os principais aspetos que deve ter em conta são:
· TAEG (Taxa anual efetiva global);
· Politicas de penalização;
· Vantagens e benefícios do cartão;
· Modalidades de pagamento;
· Seguros;
5 – Como é que o banco define o meu limite de crédito?
Existem diversas questões que o banco analisar para lhe atribuir o limite de um cartão de crédito. Os principais são:
· Rendimentos – Ou seja, o valor que recebe mensalmente de ordenado;
· Estabilidade do rendimento – Ou seja, vai ser tido em conta se é um trabalhador efetivo, se é estagiário, se se trata de um trabalho temporário;
· Despesas fixas – Ou seja, vão analisar se já tem algum crédito em vigor (crédito pessoal, crédito habitação, crédito automóvel…) e se tem condições para pagar mais um crédito;
· Comportamento – Vão analisar todo o seu histórico bancário para ver como se comportou relativamente a outros créditos que já tenha tido em vigor (e vão verificar se tem ou não o seu nome na lista negra do Banco de Portugal).
6 – Posso pedir para aumentarem o meu limite de crédito?
Sim, é possível solicitar ao banco que analise o seu limite dos cartões de crédito. No entanto existem algumas questões que vão ser analisadas de forma ao mesmo ser aprovado.
· Cumprimento das datas de pagamento – Se todos os pagamentos tiverem sido realizados atempadamente (não tendo havido qualquer atraso num dos pagamentos) o banco poderá aprovar facilmente o aumento do plafond;
· Utilização do cartão – Quanto mais utilizar o seu cartão, mais juros irá pagar ao banco (logo o lucro deles é maior). Assim sendo, é provável que lhe aprovem o aumento do plafond para que eles próprios ganhem mais com a sua utilização;
· Antiguidade – A antiguidade é sempre algo que os bancos têm em consideração. Assim sendo, quanto mais tempo for cliente (e não tendo qualquer incidente) maior a probabilidade de ver o seu plafond ser aumentado.
7 – Posso ter mais do que um cartão de crédito?
Sim, é possível ter diversos cartões de crédito, no entanto não convém que os solicite todos de uma vez e à mesma entidade.
Por norma, os bancos ou entidades financeiras não aprovam a adesão a mais do que 1 cartão de cada vez.
8 – O que é a TAEG? E a TAN?
A TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) é a taxa que é utilizada para calcular o custo de determinado crédito, sendo também o indicador de todos os juros e encargos que lhe vão ser cobrados ao longo do crédito, e que representam uma receita para a própria entidade.
Estão também incluídos nestes valores as comissões, seguros, despesas de abertura (enfim, todas as despesas associadas ao contrato realizado).
Já a TAN como o próprio nome indica, é uma taxa anual e que é usada nas operações que envolvem o pagamento de juros, sejam ao nível de crédito ou de remuneração de depósitos.
Sendo uma taxa anual para se calcular o valor mensal tem de se dividir por 12. Já para cálculos semestrais deverá ser dividida por dois, ou por quatro para calcular o valor trimestral.
É importante ter em conta que esta taxa não inclui qualquer encargo nem impostos.
9 – O que é o período de carência de juros?
Este período é também conhecido com período isento de juros ou crédito gratuito. Por norma varia entre 20 e 50 dias, e é o período compreendido entre a declaração emitida até à sua data de pagamento.
No entanto, para não pagar qualquer valor de juros nos seus cartões de crédito, o pagamento tem de ser realizado na totalidade antes da data limite de vencimento do mesmo.
10 – O que acontece se me atrasar a fazer os pagamentos?
Se fizer um pagamento fora da data de vencimento da sua fatura, irá incorrer o pagamento dos juros de mora (juros pelo atraso do pagamento). No entanto, se for algum motivo não tem o débito direto ativo e se a fatura chegar atrasada, os bancos e entidades financeiras tendem a renunciar as taxas de atraso.
Agora que já sabe como é que funcionam os cartões de crédito, esperamos ter esclarecido todas as suas dúvidas relativamente aos mesmos. Esta informação é bastante útil pois permite-lhe estar preparado para qualquer eventualidade e para o caso de necessitar de adquirir um novo cartão.
Se tiver alguma dúvida ou se houve alguma questão que tem que não foi esclarecida neste artigo, não hesite em contactar-nos, pois estamos à sua inteira disposição para qualquer esclarecimento adicional.